sábado, 8 de agosto de 2015

Cachaças Aromatizadas

Para os apreciadores da cachaça nada melhor que um gole da “marvada” no final do dia, após o trabalho. Porém tem aqueles que gostam de esconder que gostam da cachaça e tentam disfarçar bebendo uma cachaça com aroma diferente.




Existem diversos aromas para misturar à cachaça, como raízes, ervas, cascas de árvores, sementes, folhas e frutas. A maioria desses aromas são plantas medicinais, que muitas pessoas dizem que faz bem à saúde. Eu, particularmente, não acredito muito que cachaça faça bem à saúde, mas sou um grande apreciador desse tipo de bebida e, digo a vocês que por diversas vezes me senti muito bem após tomar uma cachaça misturada à um aroma.




Alguns bares ainda resistem à evolução das bebidas como a cerveja, que hoje existe uma grande variedade de especiais. Um deles é o Thyliu’s, no Ogunjá em Salvador/BA que mantém essa tradição. Estão no ramo há mais de 20 anos. Em garrafões armazenam sabores de jatobá, catuaba, erva-doce e cravinho, além de outros. Divertido, o casal recebe o cliente dizendo que a farmácia está aberta para atender qualquer problema de saúde, de gripe a dor de cotovelo.






Nas regiões norte e nordeste do Brasil existe o “lambedor”, bebida à base de mel de açúcar e cachaça com diversas infusões de raízes, cascas de árvores, ervas, etc. que serve para todo tipo de doença, desde um simples resfriado até câncer de cérebro. Vários lambedores são indicados para aumentar a potência sexual, tanto de homens, quanto de mulheres.






A cachaça aromatizada é um tipo de lambedor, pois as propriedades das ervas, raízes, cascas de árvore são indicadas para combater diversos tipos de doença, como a casca da árvore Angico que é bom contra tosse, asma e bronquite; a Carqueja é indicada para o tratamento de diabetes, protege o fígado e auxilia no emagrecimento; a Catuaba é um bom diurético, expectorante, antioxidante e um poderoso afrodisíaco, pois é um ótimo vasodilatador.






Há algum tempo estou produzindo cachaças aromatizadas. Já tenho 34 aromas diferentes, com frutas, raízes, cascas de árvores, ervas e sementes. São diversos sabores para se apreciar, como doce, amargo, travante, licor, etc. Até o final de ano pretendo chegar a 70 aromas. O processo de produção é simples, porém trabalhoso. Todo material utilizado é esterilizado para não haver contaminação.






Um grande abraço a todos. Até a semana que vem.



Kurt Stolle

Nenhum comentário:

Postar um comentário